segunda-feira, 30 de junho de 2014

Xperia Z2 já pode ser encontrado oficialmente no Brasil

Após certa espera, o Xperia Z2 chegou oficialmente ao Brasil nesta segunda-feira (30) pelo preço sugerido de R$ 2.499. O valor garante ao consumidor não somente o smartphone com desempenho surpreendente, como também ao acessório SmartBand, voltado a ajudar o usuário na prática de exercícios.

Entre os pontos que se destacam na novidade está o fato de ele contar com as certificações IP55 e IP58, garantia de que é possível usar o dispositivo debaixo d’água por até 30 minutos sob 1,5 metros de profundidade. Além disso, o gadget possui resistência à poeira e uma câmera com sensor capaz de registrar vídeos na resolução 4K.

Também chama a atenção o fato de que a versão brasileira do Xperia Z2 é uma das poucas a contar com a função de TV digital integrada. 
Especificações técnicas

  • Display TRILUMINOS de 5,2 polegadas com a tecnologia Live Colour LED
  • Resolução de tela de 1920x1080 pixels
  • Processador Qualcomm Snapdragon 801
  • Android 4.4 (KitKat)
  • TV digital Full HD integrada
  • Câmera fotográfica de 20,7 megapixels com a tecnologia SteadyShot
  • À prova d’água e resistente à poeira (IP55 e IP58)
  • Som estéreo com tecnologia de cancelamento de ruído
  • Tecnologia 4G
  • NFC
  • Bateria de 3.200 mAh
  • Disponível nas cores preta e branca








O Xperia Z2 já está disponível nas principais lojas online do Brasil, assim como através da Sony Store Online. Uma busca realizada pela equipe do TecMundo revelou que já é possível encontrar o aparelho por aproximadamente R$ 2.000 à vista, valor que pode ser uma opção para quem não deseja pagar o preço oficial adotado pela Sony Mobile.


                   TELA




A tela do Xperia Z1 foi um dos componentes mais criticados devido a vários problemas. Além de ser frágil, como já citamos, ela não apresentava uma taxa de contraste decente, carregando muito na saturação em alguns pontos e exibindo cores “lavadas” em outros.
A Sony mostrou que sabe ouvir os seus consumidores e prestou atenção nas análises do Z1, pois a tela do Z2 possui uma qualidade excepcional e em nada lembra a do modelo anterior. O LCD TFT deu lugar ao LCD IPS, e as tecnologias Triluminos e X-Reality Engine retornam para garantir a beleza das imagens.

                     TECNOLOGIA TRILUMINOS


A tecnologia Triluminos foi desenvolvida pela própria Sony para garantir mais qualidade visual e cores mais vivas em seus televisores. Para fazer isso, o sistema trabalha com uma escala de cores 50% maior através da utilização de pontos quânticos.

Esses pontos quânticos podem ser descritos como nanopartículas emissoras de luz, segundo um artigo do MIT Technology Review. Cada uma dessas nanopartículas possui de 2 a 10 nanômetros e elas são construídas de um material emissor de luz.
Além disso, elas podem ser controladas de forma precisa, o que possibilita que emitam luz em um comprimento específico de onda. Cada um desses comprimentos de onda é percebido como uma cor diferente pelo olho humano.

As telas LCD tradicionais trabalham com um painel traseiro iluminado com luz branca, que posteriormente passa por filtros nas cores vermelha, azul e verde para formar as cores perceptíveis por nossos olhos. O resultado dessa técnica é que algumas vezes as cores acabam ficando com tonalidades diferentes do que elas são na realidade.
A tecnologia Triluminos substitui o painel de luz branca por um LED de cor azul que passa pelo filme de pontos quânticos e produz as cores verde e vermelho. A diferença no comprimento das ondas forma as cores e o resultado é uma tela capaz de exibir cores mais puras e reais, sem adulteração de tonalidade.

           X-REALITY ENGINE


A X-Reality Engine é uma tecnologia de pós-processamento de imagens. O que ela faz é reduzir ruídos, melhorar o contraste e aumentar a saturação das cores (quando necessário) para deixar as imagens de vídeos mais nítidas, por exemplo.
Essa tecnologia também veio diretamente das TVs da Sony e funciona como um filtro entre a origem do sinal e a exibição dele na tela. O seu funcionamento é fácil de entender: o sinal de vídeo é quebrado em diversos componentes: textura, contorno, contraste e cor depois, cada um deles sendo processado e tratado independentemente. Depois dessa “limpada”, a imagem é remontada novamente e exibida na tela com mais qualidade.
Ambas essas tecnologias já estavam presentes no Xperia Z1, mas desta vez parece que tudo se encaixou melhor. A qualidade de imagem tanto na interface do aparelho quanto em animações, filmes e fotografias realmente melhorou muito. Não é exagero dizer que a tela do Xperia Z2 possui uma das imagens com melhor qualidade da geração atual.

Em termos de tamanho, a 0,2 polegada de incremento no tamanho físico (em relação à geração anterior) faz a tela ser razoavelmente maior que no modelo anterior. A resolução continua sendo Full HD, ou 1080x1920 pixels. Com isso, a densidade de pixels diminuiu de 441 (no Z1) para 424 ppi (no Z2), uma diferença que, na prática, é imperceptível. Tudo é muito bem definido na tela do aparelho e encontrar serrilhados em volta de imagens ou letras é uma tarefa quase impossível.


Mas, como nem tudo é perfeito, a tela do Z2 tem um problema que pode incomodar um pouco: ela é bastante refletiva, o que faz com que seja preciso reposicionar o aparelho caso você esteja em um ambiente com muita luz.
Para finalizar, é possível dizer que a Sony fez um ótimo trabalho com a tela do Xperia Z2, o que já era de se esperar, pois trata-se de um aparelho premium. A empresa aprendeu com os erros da geração anterior e corrigiu os problemas, trazendo uma tela com muito mais qualidade.

                    HARDWARE E DESEMPENHO



O hardware presente no Xperia Z2 é o que existe de mais moderno atualmente. O chipset é o mesmo de outros modelos top de linha da atualidade: o Snapdragon 801. Esse chip inclui um processador Krait 400 quad-core rodando a 2,3 GHz e um acelerador gráfico Adreno 330.
O Snapdragon 801 é bem parecido com o chipset encontrado no Xperia Z1, o Snapdragon 800. A diferença aqui está nos detalhes, pois a versão mais nova do chip possui pequenas melhorias na arquitetura, mas que trazem um resultado substancialmente maior na prática.
Uma das diferenças principais é o clock da GPU, que roda a uma frequência maior nesse modelo, garantindo mais poder para os gráficos em três dimensões. Outra mudança fundamental é a velocidade da transmissão de dados da interface eMMC, responsável pelo tráfego de dados dos chips de armazenamento de arquivos. A versão 4.5 do Snapdragon 800 era capaz de transferir os dados a 200 MB/s; já no 801, a interface 5.0 é capaz de transmitir dados a um máximo de 400 MB/s.
Isso faz com que transferir grandes quantidades de dados para ou do Xperia Z2 seja bem mais rápido.
Outro ponto importante que a Qualcomm melhorou no Snapdragon 801 foi a velocidade do chip de processamento de imagem (ISP – Image Signal Processor). Enquanto no 800 ele rodava a uma frequência de 320 MHz, no 801 essa velocidade subiu para 465 MHz. Isso permite que as imagens captadas pela câmera sejam capturadas e processadas mais rápido. Isso também garante que recursos como o autofoco e o HDR, por exemplo, sejam processados mais rápido e de maneira mais eficiente que antes.



No geral, o hardware do Xperia Z2 é bastante competente. Não percebemos nenhuma lentidão em momento algum do sistema, seja na interface (modificada pela Sony) do Android KitKat ou em aplicativos mais pesados. Games como Real Racing 3, Injustice: Gods Amog Us, Thor: o Mundo Sombrio e Fifa 14 rodam sem qualquer problema nesse aparelho.
Aplicativos sociais, como Facebook, Twitter e WhatsApp, rodam sempre de forma quase instantânea. Isso é possível, em parte, graças ao poder de processamento e os 3 GB de memória RAM incluídos no modelo, que permitem que você alterne entre aplicativos rapidamente.
O único detalhe que precisa ser notado aqui é o aquecimento do produto: durante os testes, a temperatura aumentou consideravelmente na parte superior traseira do smartphone. Não foi suficiente para tornar o uso do gadget algo incômodo, mas é impossível não perceber esse detalhe.
Esse aquecimento também acontece durante a gravação de vídeos em 4K. Pouco antes de o aparelho parar a gravação automaticamente (o limite para gravação é de 5 minutos), o Z2 ficou bastante quente na parte de trás. A própria Sony recomenda que apenas pequenos clipes sejam gravados de cada vez, pois a gravação em 4K força o hardware do aparelho aos extremos.



                            ESPECIFICAÇÕES



Sistema operacional
                                                                  Android 4.4.2 (KitKat)
Tela
                                                         Capacitiva, IPS LCD Triluminos e X-Reality Engine
Resolução da tela
                                                                       1080x1920 pixels
Densidade em pixels
                                                                            424 ppi
Chipset/Processador
                                            Qualcomm Snapdragon 801 quad-core 2,3 GHz
GPU
                                                                                        Adreno 330
Memória
                                                                                      3GB RAM
Armazenamento
                                                           16 GB + micro SD de até 128 GB
WLAN
                                                 WiFi 802.11 a/b/g/n/ac, WiFi Direct, DLNA, WiFi hotspot
Bluetooth
                                                                                     4.0, A2DP
Conectividade
                                                                3G, 4G, USB 2.0, MHL 3, NFC
GPS
                                                                                A-GPS, GLONASS
Câmera traseira
                 20,7 MP - Sensor Exmor RS de 1/2.3", lente Sony G 27 mm / abertura F2.0
Recursos da câmera
                                            Autofoco, detecção de face, Full HD, 4K vídeo
Câmera frontal
                                                          2,2 MP - Grava vídeos em Full HD
Sensores
                                          Acelerômetro, giroscópio, proximidade, bússola, barômetro
Extras
                                                                Rádio, TV Digital, alto-falantes estéreo
Bateria
                                                                          3.200 mAh (não removível)
Dimensões
                                                                             146,8 x 73,3 mm
Espessura
                                                                                       8,2 mm
Peso
                                                                                       163 gramas
Proteção contra acidentes
                          Vidro resistente a riscos e resistente à água e poeira (IP55 e IP58)
Acessórios
                                          Fones de ouvido, carregador, pulseira SmartBand
Preço oficial no Brasil
                                                                          R$ 2.499
worldoftecnologia e aytutoriais



0 comentários:

Postar um comentário